Blog da Cine

BIM – Obrigatório em 2021

Cine Fala

Trabalhando com o sistema BIM há alguns anos, ficamos aqui na Cineplast, agora um tanto quanto felizes com a notícia da sua obrigatoriedade em 2021. Isto porque entendemos que não se trata apenas de um software, visto que integra pessoas, projeto e ferramentas. Neste sentido, concordo com Chuck Eastman, do instituto de tecnologia da Georgia (EUA) quando defende ser o BIM um elemento que integra engenheiros, arquitetos e construtores em torno de um modelo virtual preciso.

Figura 1. Projeto de Teatro em Bim. Desenvolvimento Cineplast. 

Mesmo que vivendo em uma cultura onde o planejamento deveria ser mais valorizado, como é o caso do Reino Unido, que já utiliza o BIM no Nível II (modelagem e interoperabilidade) e o caso da Coréia do Sul, que a integração nível III (completa) deve ocorrer até 2025, acredito que a atual situação de pandemia nos ensina diariamente o quanto as equipes trabalhando em conjunto, mesmo que de maneira remota, são um tanto quanto importantes e já são realidade.

Se tem interesse em saber mais e iniciar a migração do seu escritório de projetos, engenharia e gestão indico alguns links:

Inbec e Autodoc

Por Arq. Talita Cordeiro, 

Arquiteta, Pós graduada em Gestão de Projetos.

Gerente de Projetos na Cineplast Cenotecnia.

Crédito de imagem: Eng. Armando Caliani, depto. de projetos Cineplast.