Blog da Cine

A Importância da Ignifugação para o seu Projeto – ou “Tratamento Antichamas”

Cine Fala
Cineplast

Um ambiente interno precisa estar sempre de acordo com a legislação de prevenção de combate a incêndios, portanto, cada detalhe deve ser levado em consideração – principalmente, quando o assunto é tecido.

Os materiais têxteis são produzidos através de fibras naturais e artificiais. Os elementos sintéticos, quando em contato com o fogo, liberam toxinas prejudiciais aos seres humanos. Já os elementos naturais; propagam às chamas com maior propensão.

Portanto, a fim de evitar acidentes trágicos, existe o processo denominado ignifugação, popularmente conhecido como: tratamento antichamas. A técnica consiste na aplicação do produto – ignifugante – sobre a superfície têxtil, através da imersão completa no produto ou por aspersão (aplicação por jatos) – limitando a propagação das chamas, tornando o material resistente ao fogo.

Aplicação por aspersão. @cineplast

Os tecidos e materiais que são submetidos a técnica de ignifugação são laudados pela empresa responsável, e, posteriormente, pelo corpo de bombeiros, a fim de garantir maior segurança e concretude.

A manutenção das cortinas ignifugadas varia conforme a utilidade do produto, dentre fatores externos, como: grau de utilidade e exposição. Recomenda-se a limpeza sem nenhuma lavagem – limitando apenas ao aspirador de pó e a escovação, a fim de preservar o material aplicado.