Blog da Cine

5 Livros Essenciais sobre Arquitetura

Cineplast Cultura
Cineplast

Sendo um profissional estabelecido no mercado ou um estudante em formação, os livros são parte fundamental do aprendizado, desenvolvendo, assim, conhecimento e portfólio pessoal. No ramo da arquitetura, não ´é diferente – eles são essenciais para compreensão e assimilação de conceitos técnicos e estéticos.

Existem diversos livros e conteúdos disponíveis, contudo, hoje vamos lhe indicar os 5 materiais essenciais sobre arquitetura – que todo profissional, estudante ou admirador deveria conhecer.

1 – Manual do Arquiteto Descalço (Johan Van Lengen)

“Nova edição de uma obra clássica da bioarquitetura. O conceito praticado por Johan van Lengen já conquistou milhares de adeptos no século XXI. Traduzido para vários idiomas, vendeu mais de 350 mil exemplares em todo o mundo. O livro é repleto de ilustrações do próprio autor, respondendo aos desafios atuais da questão habitacional e apresentando alternativas que combinam técnicas tradicionais e modernas de construção, em busca de um ambiente harmonioso. O título faz referência aos primeiros arquitetos, que na Antiguidade amassavam a terra com os pés, para preparar os tijolos.”

2 – Arquitetura da Cidade (Aldo Rossi)

“Em A ARQUITETURA DA CIDADE, Aldo Rossi analisa a questão da formação da cidade e todo o processo de surgimento e transformação da mesma, como uma criação inseparável da vida civil e da sociedade em que se manifesta. A obra divide-se em quatro partes: a primeira, trata de problemas de descrição e classificação da cidade, ou seja, problemas tipológicos; a segunda, da estrutura da cidade por partes; a terceira, da arquitetura da cidade e do locus em que ela existe; a quarta parte alude às principais questões da dinâmica urbana e ao problema da política como escolha. Todos estes problemas são percorridos pela questão da imagem urbana, da sua arquitetura, uma imagem que abrange o valor de todo o território vivido e construído pelo homem.”

3 – Manual do Arquiteto (Pamela Buxton)

”Ponto de partida ideal para qualquer projeto de arquitetura, este livro trata de aspectos específicos do projeto, como materiais, acústica e iluminação, de dados gerais de projeto sobre as dimensões humanas (ergonomia e ergometria) e de necessidades espaciais. A obra fornece as exigências básicas para projetos considerando as mudanças de comportamento, climáticas e necessidades da sociedade, como projetar para áreas sujeitas a enchentes, inclusão de práticas de projeto sustentável, etc.”

4 – Arquitetura Moderna Brasileira (Elisabetta Andreoli e Adrian Forty)

“Arquitetura moderna brasileira recoloca sobretudo no campo internacional a experiência da arquitetura moderna brasileira novamente em pauta de discussão. Organizado por Elisabetta Andreoli e Adrian Forty e escrito por uma nova geração de críticos e arquitetos brasileiros este livro vem cobrir uma lacuna na literatura da arquitetura mundial pois constitui um amplo esforço de analise da arquitetura moderna brasileira desde suas origens até as dias de hoje.”

5 – Event-Space: Theatre Architecture (Dorita Hannah)

“Escrito por Dorita Hannah, o livro aborda os principais pontos da cenotecnia, estabelecendo e desenvolvendo conceitos – com base em simbolismos históricos – sobre o “espaço cênico” como verdadeiro elemento de uma performance teatral”

Gostou desse conteúdo? Siga a Cineplast em suas redes sociais e acesse o nosso site para mais informações!!

#CineplastCultura